Espanha: o crepúsculo da Fé

A Espanha parece ser atingida por uma onda de abandono da fé. Se acreditarmos nos números divulgados em junho de 2020, o número de católicos caiu drasticamente em apenas dois meses.

A pesquisa publicada em junho de 2020 pelo Centro de Investigações Sociológicas revela números mais que alarmantes: 61% dos espanhóis ainda se declaram católicos, cinco pontos a menos que em abril de 2020.

Como é de se esperar, os jovens, privados de referências e sem jamais terem recebido educação religiosa adequada, são os mais afetados pela secularização e pelo ateísmo reinante. Entre os jovens de 25 a 34 anos, apenas 36% se identificam como católicos, enquanto mais de 57% deles afirmam total indiferença, se não hostilidade à Fé da Igreja.

Outro sinal dessa onda de apostasia geral, a Conferência dos Bispos da Espanha anunciou por agora que, em 2019, fechou nada menos que 32 mosteiros e conventos do país. Esta é a consequência direta do colapso do número de religiosos: menos 1.408 monges em 2018, menos 1.828 em 2019.

Esses números levarão o episcopado espanhol a fazer uma reflexão e retornar aos tesouros da Tradição? Sem uma reação salutar, a queda do catolicismo parece inevitável.

(Artigo traduzido de FSSPX.news)