Notícias do Sri Lanka

O texto a seguir é a versão traduzida e editada do artigo publicado no La Porte Latine pelo padre Fabrice Loschi, missionário da FSSPX no Sri Lanka.

Capela da Missão da Fraternidade no Sri Lanka

Muitos de vocês expressaram sua preocupação conosco e contam estar rezando por nós, depois dos ataques às igrejas que aconteceram na manhã da Páscoa. Quero agradecer sinceramente por suas orações e informá-los sobre a situação.

Presença católica

No Sri Lanka, embora o país seja predominantemente budista, a Igreja é uma instituição muito estimada pelas autoridades públicas. A Igreja Católica é valorizada pela excelência de suas escolas, hospitais e por todas as outras instituições de caridade. No território do Sri Lanka, a Igreja Católica é dividida em 12 dioceses, com cerca de 1,2 milhões de católicos, que representam cerca de 6,1% da população, de acordo com o censo de 2012. A Igreja Católica goza de liberdade de culto e está crescendo com regularidade, acolhendo novos convertidos, abrindo novas paróquias, construindo igrejas, abrindo novas escolas e novas casas religiosas a cada ano.

Vida católica

Para um padre, o Sri Lanka é um dos melhores lugares do mundo. O Priorado da Fraternidade Sacerdotal São Pio X está localizado na cidade de Negombo, uma das mais católicas do país, o que permite ao nosso clero experimentar algo raro hoje em dia: viver em um sociedade profundamente cristã, um privilégio que quase desapareceu da face da terra.

Ao dirigir na estrada que corre ao longo da costa oeste do país, da capital Colombo para a cidade de Chilaw, pode-se ver oratórios ou estátuas de santos em quase todas as encruzilhadas. Negombo é muito famosa por isso. Há até uma estátua de Cristo Rei, com três metros de altura, na prefeitura, para mostrar que Negombo é uma cidade católica. Há dois anos, as autoridades da cidade inauguraram uma estátua de Nossa Senhora no topo da torre do relógio, que fica no centro da cidade, com uma tela eletrônica de boas-vindas aos visitantes.

Pequena Roma é o apelido de Negombo.

O padre na sociedade

O padre católico é altamente respeitado no Sri Lanka: não lhe permitem entrar em filas, seja numa repartição pública ou num banco. Nos ônibus, se todos os assentos estão ocupados, alguém certamente cederá seu lugar ao padre que entra no veículo.

Como padre, você sente que o Sri Lanka é diferente antes mesmo de chegar no país. Logo ao embarcar em um avião da companhia aérea nacional Srilankan Airlines, a tripulação irá tratá-lo com um cuidado especial. Servirão ao padre uma bebida antes da decolagem, mesmo se ele estiver na classe econômica, e quando a refeição estiver prestes a ser servida, um membro da tripulação lhe levará seu prato antes de todo mundo. Na chegada, no aeroporto de Colombo, ele não entrará na fila da alfândega, porque um agente irá convidá-lo para que seu passaporte seja carimbado antes de outros viajantes.

Na saída do país, no aeroporto de Colombo, é a mesma coisa. No terminal, há assentos especiais para o clero (budista e católico) e no portão de embarque, um funcionário convidará o padre a embarcar primeiro no avião, mesmo que ele esteja na classe econômica.

Esse respeito manifestou-se de modo especial em 2010, quando uma relíquia de Santo Antônio de Pádua chegou ao Sri Lanka. A relíquia foi trazida a bordo de um avião da Srilankan Airlines. Para a ocasião, a companhia aérea escolheu dois católicos como piloto e co-piloto. Ainda mais tocante, a relíquia não foi colocada no porão do avião, mas em um assento na classe executiva. Quando a relíquia chegou ao aeroporto, ela foi saudada como um chefe de Estado. Fora do aeroporto, Santo Antônio foi colocado em um veículo oficial e escoltado para Colombo pelo exército e pela polícia.

Então, por que os atentados?

O ataque no domingo de Páscoa foi realmente feito para ferir profundamente a comunidade católica. Primeiro, porque ocorreu no dia da maior festa do ano. Em segundo lugar, os dois santos mais populares no Sri Lanka são exatamente Santo Antônio de Pádua e São Sebastião. Os terroristas não escolheram seu alvo aleatoriamente. Eles atacaram o Santuário de Santo Antônio, em Colombo, e a Igreja de São Sebastião, em Negombo, duas igrejas muito populares. A polícia está investigando quem está por trás dos ataques, mas muitas pessoas aqui já têm uma idéia da resposta.

A Fraternidade é segura?

Como todas as igrejas do país, devemos estar vigilantes. Nossa igreja deve permanecer fechada, exceto para a missa. É aconselhável evitar movimentos desnecessários. Um toque de recolher está em vigor das 18:00 às 06:00.

Nosso priorado não é importante, então é improvável que ele seja alvo de uma operação criminosa, mas quem sabe? Uma das igrejas atacadas fica a apenas dois quilômetros de onde estamos.

Mas suas orações e seu apoio são muito preciosos para nós.

Ore especialmente por este lindo país, que tem muito a oferecer. Ore para que ele supere rapidamente esta provação e permaneça um lugar de paz onde reine a harmonia religiosa e social para o bem maior da população.