De volta às catacumbas

A perseguição aos católicos também está crescendo na Índia. Segundo a Agência Fides, só no primeiro semestre deste ano, foram cometidos 158 atos violentos contra cristãos em 23 estados do país. Além de homens, 110 mulheres e 89 crianças foram atingidos.

Outro motivo de alarme é o descaso das autoridades mesmo depois do registro das ocorrências. Apenas 24 dos 158 atentados foram objeto de inquérito, resultado do preconceito anticristão das instituições indianas. Geralmente, o modus operandi é o mesmo: fanáticos, acompanhados por policiais, invadem as igrejas, destroem as instalações e agridem os fiéis. Em seguida, os policiais prendem os padres sob a acusação de conversão de hindus ao cristianismo, o que é considerado crime no país. 

Há uma ofensiva generalizada contra cristãos na Índia. Em maio deste ano, o primeiro-ministro Narendra Modi foi reeleito. Seu partido, o Bharatiya Janata, defende a conversão forçada de todos os cidadãos do país ao hinduísmo, e encoraja atos terroristas contra cristãos, a despeito das manifestações de órgãos internacionais.

O sangue dos mártires volta a regar as raízes da Igreja.