Silvestre II e os números

O monge beneditino Gerbert d’Aurillac viveu entre 950 e 1003, e, em 999, foi eleito Papa e adotou o nome de Silvestre II. Nascido em Auvérnia, França, foi educado no mosteiro de Saint-Géraud em Aurillac.

Professor, autor político e primeiro Papa de origem francesa, Silvestre II é apontado como um dos responsáveis ao avanço científico das ciências no Ocidente.

Ainda monge, o futuro Papa Silvestre assumiu o cargo de chefe da escola da catedral de Reims,  e promoveu o estudo da aritmética e astronomia. Foi ele quem introduziu no Ocidente cristão os numerais indo-arábicos e o zero, o ábaco e o astrolábio.

Há também uma corrente de historiadores que atribui a ele a construção do primeiro relógio mecânico. Antes dessa invenção as marcações de tempo eram feitas com relógios de sol ou relógios de água (onde era marcado o tempo que as gotas d’água levavam para preencher certo recipiente).

Silvestre deixou inúmeros tratado de aritmética, geometria, astronomia e música, além de ter sido um brilhante professor de gramática, lógica e retórica. “Deus tudo fez com medidas, quantidade e peso.” é sua máxima mais famosa.