Profanações na França

Uma onda de profanação de igrejas e atos de vandalismo anticatólicos vem acontecendo na França desde o começo do mês. Três igrejas foram profanadas em Nîmes, Lavaur e Houilles .

Em Houilles, a igreja de São Nicolau passou por três atos de vandalismo em dez dias. A imagem da Madonna e da Criança que adornava a fachada da igreja estava “reduzida a pó”, conta o padre da paróquia. “Cristo carregando a cruz foi jogado ao chão no coro e do assento no qual o padre senta foi derrubado “. A queixa, no entanto, foi arquivada.

Em Nîmes, o tabernáculo da igreja Notre-Dame des Enfants foi quebrado e as hóstias atiradas nas paredes e no chão. Uma cruz foi desenhada com excremento. Fezes também foram jogadas nas paredes internas. Uma investigação foi aberta pelo prefeito de Gard e confiada à segurança departamental da polícia de Nîmes.

E na noite de 5 de fevereiro, a catedral de Lavaur foi alvo de um começo de incêndio criminoso. Os bombeiros acharam a toalha da mesa do altar e a manjedoura em cinzas. Um crucifixo fora jogado no chão e uma vela quebrada. O prefeito reagiu no Twitter: “Deus vai perdoar. Não eu. “

Mas essa onda de profanações anticatólicas não provocou nenhuma reação governamental, ao contrário do que acontece quando as profanações, mesmo menores, se dão contra outros cultos.

Fonte: Media-Presses